A data tão esperada para o seu casamento está chegando e a organização deve começar com bastante antecedência. Pelo menos 1 ano e 6 meses antes, deve-se planejar um casamento, para que tudo o que o casal pensou, tanto para a cerimônia quanto para festa, faça parte deste evento.
As primeiras atribuições que você e seu noivo ficarão encarregados são dê pesquisar e planejar qual igreja será a escolhida, o salão de festas, a lista de convidados, se vão querer um cerimonialista e um fotógrafo de casamentosaltamente profissional.
Acompanhe agora o tema planejando um casamento passo a passo, e fique de olho em toda a rotina para o sucesso desta celebração.
A partir de 18 meses antes do casamento
Lista de convidadosPensem na lista de convidados inicial e de acordo com o orçamento de vocês, vão reduzindo a mesma. O objetivo disso é um planejar um casamento simples e barato, mas ao mesmo tempo, que surpreenda os amigos e familiares.
Reserva de locais de casamentoCom a lista definitiva de convidados e sabendo o tamanho da festividade, já é possível reservar a igreja e a recepção de casamento.
Algumas igrejas são muito requisitadas para o casamento religioso. Por isso, marque com bastante antecedência o dia e o horário da sua ocasião. Depois, pesquise e confirme o buffet, já pensando também na decoração dos ambientes.
FotógrafoNesse período pré-casamento, pelo menos 15 meses antes do evento, você deve escolher um fotógrafo de casamentoscom experiência.
A partir de 1 ano para o evento
Buffet, dj, cabeleireiroContinuando a planejar um casamento, por volta de 1 ano para a realização da ocasião, deve selecionar o buffet, dj e deixar reservado uma data com o maquiador e cabeleireiro no dia do casamento.
Decoradores, bandas e vestidoDepois, faltando 9 meses, já é o tempo ideal para acertar com os decoradores, bandas e iniciar a pesquisa do seu vestido de casamento.
O tempo adequado para planejar e escolher o vestido de noiva é de 6 a 9 antes do casamento. Se desejar um modelo exclusivo, o ideal é solicitar com bastante antecedência.
Isso ajudará a conseguir um profissional com disponibilidade para produzir a peça, cobrando um preço que caiba no seu bolso.
Decoração e serviço de barDe 8 a 9 meses pré-evento, defina o tema da decoração e como este tema deve compor os ambientes de casamento.
Acerte então a paleta de cores do casamento, a decoração, a iluminação, os objetos, mobílias, buffet e lembrancinhas, tudo se espelhando no estilo de festa escolhido.
Ao planejar o casamento nesse período, estabeleça ainda o serviço de bar e os tipos de bebidas de sua festividade.
Uma das formas de como planejar um casamento econômico é justamente no quesito bebidas. Uísques encarecem o evento. Prefira cervejas, coquetéis, caipirinhas e espumantes nacionais.
A partir de 6 meses para o evento
Padrinhos e lua de melPara planejar o casamento em 6 meses antes do grande dia, já é a hora de eleger os padrinhos, tanto do casamento religioso quanto do civil. O convite deve ser feito pessoalmente, porém se a pessoa mora em outra cidade, ligue e a comunique.
Nesse mesmo período, selecione as daminhas de honra e pajens. Providencie ainda sua lua de mel, caso o orçamento permita.
Procure pelas agências de turismo para escolher e agendar as passagens para o local definido. Se não forem viajar no mesmo dia do casamento, já deixem acertado o lugar que passarão a noite de núpcias.
Bolos e docesFaltando 5 meses para a ocasião, você deve se preocupar com os bolos, doces e bem casados, com o intuito de planejar um casamento barato.
O bolo de casamento é um dos principais itens da festa de casamento. Por isso, pesquise por confeiteiras e designers de bolo com preço acessível. Evite essa correria para última hora.
Convite e carro da noivaRestando 4 meses para o casamento, defina os convites, o carro que lhe tragará até a igreja e as lembrancinhas. E ainda, caso tenha alguma bebida que o buffet não trabalhe, escolha quais devem agregar no cardápio.
A partir de 3 meses para o evento
Providenciar diversos itensO planejar de um casamento em 3 meses envolve determinar o buquê de flores, a grinalda, véu e demais aparatos de uma noiva.
Este é o momento ainda para resolver os documentos para o casamento civil, decidir a roupa dos padrinhos, do seu noivo, das damas e pajens. Por fim, divulgue o site da organização do casamento.
Entrega dos convites e degustação do cardápio escolhidoO casamento está chegando, e até lá tem ainda 2 meses. Nessa época, distribua os convites, faça a degustação para aprovar o cardápio da festa e contrate os seguranças de sua recepção, o que também não pode faltar.
A partir de 1 mês para o evento
Reunião finalAgora resta 1 mês, e para planejar o casamento neste período, encontre com o decorador e com o DJ. Verifique como andam os preparativos. Faça ainda a gravação dos nomes nas alianças, e termine de entregar os convites.
Prova do cabeloFaça a prova do cabelo e maquiagem restando 15 dias para o evento. Outra tarefa que deve ser feita é de conferir tudo o que já foi pago e o que ainda está pendente.
Ensaio da cerimôniaNa semana do casamento, realize o ensaio da cerimônia de casamento para que tudo ocorra nos conformes. Deixe pronta a mala para a lua de mel e pegue o vestido de noiva.
Véspera do casamentoDiante de 1 dia separando o evento, para planejar o casamento separe os trajes que usará no tão aguardado dia, como vestido, sapato, véu e outros acessórios.
Vá ainda ao pedicure e faça a depilação. Para chegar bem no dia casamento, a preparação de véspera deve incluir alimentos leves e nada de bebida alcoólica.
Dia do casamentoÉ o dia de beleza da noiva. Inicie bem antes sua maquiagem e o penteado, para que sobre tempo para tirar fotos e para não atrasar na hora marcada da cerimônia de casamento.
Conclusão
Dessa forma, foi detalhado como planejar um casamento com 1 ano e 6 meses de antecedência. Se os fornecedores e profissionais forem tão organizados como você foi, não haverá atrasos nem mudanças de última hora. Assim, seu casamento será perfeito, de acordo com o programado.