As daminhas e os pajens são presenças mais que especiais nos casamentos de hoje em dia. As crianças representam pureza, inocência e alegria e têm um papel importante na cerimônia.
A escolha das roupas deles é um importante passo no planejamento do casamento, afinal, eles estarão em destaque e a primeira regra é universal: o conforto! Não adianta nada a daminha ou o pajem estarem lindos se a roupa não for confortável: com vestidos e trajes desconfortáveis, as crianças vão ficar impacientes e inquietas.
Daminhas
Atualmente não existem tantas regras para a escolha dos vestidos das daminhas. O ideal é seguir a proposta de estilo e/ou a cartela de cores do casamento. As roupas das daminhas devem estar em sintonia com o vestido da noiva, mas não devem ser uma miniatura do mesmo. Lembre-se, também, de levar em consideração o local da cerimônia e a temperatura/estação do ano. Casamento a céu aberto, na praia ou no campo, pode demandar diferentes estilos de vestidos e tecidos.
Vale lembrar que vestidos muito longos ficam desproporcionais. Por isso, o comprimento ideal dos vestidos das daminhas é o midi, para deixar as meninas mais livres para se movimentar.
Dica: Não esqueça que criança tem que ficar com cara de criança! Nada de maquiagem, brilhos desnecessários ou acessórios que descaracterizam o ar infantil e natural.
Pajens
O traje dos pajens, assim como o das daminhas, deve variar de acordo com o estilo e o local do casamento. Nos casamentos noturnos e clássicos pode-se utilizar os minitrajes completos, com calça, suspensório ou colete, camisa e até blazer, se necessário. Mas é preciso ter cautela com esta opção, já que os pajens podem ficar desconfortáveis. Se for um casamento ao ar livre e diurno, o traje deve ser mais leve, com menos peças e de tecidos mais maleáveis.
Combinar o traje dos pajens com o terno do noivo fica a critério dos noivos. Mas, assim como as roupas das daminhas devem estar em “sintonia” com o vestido da noiva, os trajes dos pajens também devem remeter ao do noivo. Lembrando, como já foi dito, que não precisa ser uma versão em miniatura: pequenos detalhes e variações são o suficiente!
Gostou dessas dicas?