Clássico e elegante, o véu da noiva continua atual e sempre na moda. É um acessório que nunca caiu em desuso justamente por compor lindamente com o vestido. Seja ele longo ou curto, de renda ou outro tecido mais fino, a sensação conto de fada que ele traz a noiva é apaixonante. Mas na hora de escolher o véu da noiva, algumas dúvidas podem surgir. Por exemplo: qual tamanho devo usar? Será que esse tipo de véu combina com o meu vestido? Por isso reunimos algumas dicas bacanas para você não ter dúvidas em relação ao seu véu da noiva.
Existem diferentes tipos e modelos de véu, e para escolher qual é o mais indicado, é importante considerar a personalidade da noiva, o estilo do casamento, e o modelo do vestido. Para te ajudar nessa escolha reunimos os principais formatos e suas características. Confira!
Tipos de véu e para qual noiva é indicado:
Voilette
Esse tipo de véu pode cobrir metade do rosto ou até o rosto inteiro. Autêntico e com um toque retrô, é a opção preferida de noivas com estilo mais vintage.
Super charmoso, costuma ser ser usado sozinho ou junto a tiaras, flores, plumas, e outros detalhes que estejam de acordo com o modelo do vestido.
Curto
Mais informal que os anteriores, o véu curto é indicado para noivas mais despojadas, que querem passar um ar mais leve ao visual. Com o comprimento até o ombro, é ideal para ser usado em cerimônias ao ar livre ou durante o dia. Sua aparencia leve e jovial combina com vestidos com grandes decotes, curtos e também vestidos tomara que caia. Também é muito usado em pequenas cerimônias e ceromônias mais informais.
Ponta de dedo
É um véu de tamanho intermediário, como o nome sugere, e que vai até a posta dos dedos da noiva. Versátil, ele é perfeito para oferecer mais mobilidade, combina com todos os tipos de cerimônias e cai bem com todos os estilos de vestidos, exceto com os curtos, pois "ofusca"e cria confusão enre os comprimentos.
Capela
São véus longos, Porém sào um pouco mais curtos que o catedral. O véu capela tem aproximadamente o mesmo comprimento do vestido, por volta de 2 metros. É o ideal para vestidos com cauda, pois acompanham seu caimento.
Catedral
O mais longo e clássico dos véus, com 2 a 5 metros de comprimento, é o véu mais usado pelas noivas formais. É aquele que produz o efeito de se arrastar junto à noiva. Mais indicado para casamentos clássicos, noturnos em grandes igrejas ou espaços amplos.
No entanto, algumas noivas optam pelo véu catedral mesmo em casamentos diurnos, elegendo peças mais leves e esvoaçantes, que resultam em belíssimos registros fotográficos.
E se eu não quiser usar véu?
Nós sempre recomendamos que você pelo menos experimente o vestido com o véu, nem que seja apenas para tirar a dúvida. É muito comum que as noivas fiquem emocionadas quando colocam o complemento, pois é quando se sentem “realmente noivas”.
Existem vários tipos de véu, e você pode escolher o modelo que mais combina com a sua personalidade. Caso não se sinta bem com nenhum dos estilos, não há nenhum problema em não utilizá-lo. O importante é que você se sinta feliz com o seu visual e que nada lhe incomode no grande dia.
Essas dicas te ajudaram? Não esquece de dar uma olhada nessas outras dicas sobre casamento clicando aqui!