Já ouviu falar na cerimônia de lava-pés no casamento? Este ritual é uma tradição que, pouco a pouco, vem sendo incorporada aos enlaces cristãos modernos pelo significado que possui. O gesto não é nenhuma novidade do ponto de vista histórico: remete a uma tradição da Antiguidade, onde o ato de lavar os pés ganha um simbolismo de respeito e admiração. O costume é citado na Bíblia Cristã ainda no Antigo Testamento, como em Gênesis e em Samuel. Com uma jarra de água, uma bacia e uma toalha é possível reproduzir esse ritual na cerimônia, e ele é visto como uma demonstração de humildade, amor ao próximo e de satisfação em servir, o que leva muitos corações apaixonados e fiéis resolvam incluir esse rito no casamento.
A cerimônia do lava pés é geralmente realizada durante a cerimônia religiosa ou logo após a troca dos votos. O noivo e a noiva se tentam em frente um ao outro e um lavatório é colocado no meio. O casal então lava os pés um do outro, simbolizando o cuidado e o serviço que estão dispostos a oferecer um ao outro durante o casamento e ao longo de suas vidas.
O que significa lavar os pés do seu amor?
No contexto nupcial, lavar os pés do parceiro ou da parceira representa humildade, vontade de honrar um ao outro, e disposição de servir e de cuidar. Esses são valores cristãos, e que são ideais para a vida como casal. É ainda uma forma de demonstrar a pureza de suas intenções e de seus sentimentos. É a conquista da purificação divina através do ato de cumplicidade do par que diz "sim".
Como fazer o lava-pés?
Para reproduzir a tradição na cerimônia de casamento, o casal deve fazer o lava-pés entre si, com o auxílio de uma bacia com água e de uma toalha. O melhor momento para ser realizado na cerimônia deve ser debatido com o padre ou pastor, os celebrantes irão ajuda a decidir o melhor momento para lavar os pés do seu par (e de todos os familiares que desejam que façam parte do rito). Ainda que o simbolismo maior seja o lava-pés realizado entre o casal, há quem expanda a ação aos pais e sogros, como forma de homenagear seus progenitores.
Contexto histórico e religioso do lava-pés
Nos tempos antigos o anfitrião, para expressar sua hospitalidade e cordialidade, concedia ao convidado ou hóspede um servo com uma bacia com água, o qual lhe devia fazer a lavagem dos pés. Este hábito foi diversas vezes retratado por pintores ao longo dos séculos. Mas foi na disposição de Jesus Cristo em fazê-lo em seus discípulos em suas últimas horas de vida que tal cuidado ganhou novo sentido, muito mais profundo.
Aos cristãos, o casamento com cerimônia de lava-pés é também a oportunidade de reafirmar de maneira mais enfática e profunda a sua fé e conexão com Deus. Afinal, o matrimônio integra os sacramentos e não deve ser encarado de forma leviana. Lembrar dos sacrifícios e ensinamentos de Cristo replicando o seu exemplo é uma maneira de reforçar laços, incluindo os propostos pelas tradições. Em resumo, a tradição do lava-pés em um casamento é sobre se doar.