A lista de convidados de um casamento é o começo de TUDO! Vocês precisam saber quantos convidados terão para fechar o lugar, contratar o buffet, enfim, para estipular o orçamento como um todo. Qualquer fornecedor vai precisar saber esse número para poder passar um orçamento correto. Entretanto, se o assunto não for conversado de forma aberta entre vocês dois, com diplomacia e paciência, algumas brigas e desentendimentos podem acontecer.
Como montar a lista de convidados de casamento?
Façam uma lista de convidados de casamento separada em categorias: a família, os amigos próximos, os da faculdade, o pessoal do trabalho, convidados dos pais, etc. Sendo assim, quando for preciso cortar alguém fica mais fácil procurar.
Antes de colocar os nomes nas categorias, é bom conversar sobre alguns pontos: vocês vão convidar parentes distantes? Vão incluir crianças? E as pessoas do trabalho e os respectivos chefes? Como prosseguir no caso dos acompanhantes, namorados e ficantes, vão ser incluídos? Dessa forma seria bacana conversar caso a caso sobre esses convidados e estarem ambos prontos para ceder.
Quem convidar para o seu casamento?
O primeiro passo é fazer uma lista de convidados de casamento completa de todos os familiares, conhecidos e amigos que vocês gostariam de convidar. Incluam todas as pessoas nesta primeira fase. A lista vai ficar gigantona, mas tudo bem!
O segundo passo é a edição dessa lista:
Algumas pessoas que vocês podem deletar da lista de convidados incluem:
Amigos e parentes distantes: pessoas que vocês não encontram faz uma eternidade e conversam apenas por mídias sociais.Amigos de parentes: sabe aquela amiga do curso da sua mãe, que você encontra uma vez por ano? É um momento de celebrar e a família pode ficar empolgada, é natural. Explique com carinho para eles que não vai dar.Exs e afins: pode ser riscada da lista sem culpa, a não ser que vocês sejam bons amigos.Amigos virtuais: melhor deixar essas amizades apenas nas redes sociais.Vizinhos e colegas de trabalho: se forem amigos próximos, convide, lógico. Hoje em dia não existe mais essa obrigação de convidar colegas que você só tem uma relação de trabalho.> Dica : o ideal é ter 10% a mais da quantidade planejada de convidados.
Dicas para reduzir a lista de convidados de casamento
As pessoas que vão estar presentes no dia do casamento devem ser as que são especiais para os noivos, que moram em seu coração, aqueles que tem convívio diário e que participam da história de amor dos dois.
Dessa forma dá para montar uma lista de convidados menor sem muito sentimento de culpa. Leve em consideração a proximidade, obrigação, as despesas e a importância da pessoa na hora da decisão do corte.
Vai rolar divergência de opinião entre o casal – é normal, gente!- , e na hora em que a família for envolvida, pode ficar ainda mais complicado. Logo, é preciso muito diálogo. Para os pais, este é um momento muito especial e de muito orgulho, assim também naturalmente eles querem compartilhar com a família e os amigos deles também.
E as crianças?
Definitivamente mais um assunto que mostra como a lista de convidados é um tópico delicado. Incluir ou não as crianças no seu casamento? Antes de mais nada é preciso decidir se vocês querem a presença delas. Tudo bem não querer, viu? A escolha é do casal e não precisam se sentir culpados, de verdade.
Se vocês estão pensando no assunto, é bom saber alguns detalhes, eles podem ajudar na decisão.
Façam uma lista com as crianças separadas, assim dá para saber o número aproximado de quantas irão no dia do casamento.Conversem com o buffet para saber se, no caso das crianças, não vai ser cobrado nada, se vai ser cobrado metade ou valor cheio.As crianças normalmente vão com acompanhantes, e a babá gera um custo de extra de convidado.Vai ser preciso contratar algum tipo de entretenimento para os pequenos? Mais um custo extra.Porcentagem de ausências na lista de convidados de casamento
Evidentemente esse número vai depender do número de convidados da lista de casamento. Como regra geral, quanto menor o número de convidados, menos faltosos. Quanto maior a lista, mais faltas.
O RSVP (confirmação de presença) dá uma ideia de quantas pessoas poderão celebrar com vocês o dia do SIM. Ele deve ser utilizado apenas para se ter uma média da quantidade de pessoas. Certamente não tem como saber com exatidão, pois muitos convidados confirmam e acabam não indo; enquanto outros não confirmam a presença e vão na cerimônia. Normalmente se trabalha considerando uma margem de variação entre os confirmados e os que realmente comparecerão, que pode ser de 10 a 20% mais ou menos.
RSVP – Confirmação de presença
Existem algumas maneiras de fazer o RSVP (confirmação de presença):
– Telefone ou e-mail no convite: os noivos colocam um telefone ou e-mail para os convidados enviarem a confirmação até o dia determinado no texto.– Site de casamento: a grande maioria dos sites de casamento possuem esta função. Os noivos adicionam a url do site para que os convidados acessem e confirmem a presença, assim os noivos podem controlar tudo em tempo real.– QR Code: é a famosa imagem quadradinha onde o convidado tira foto e é direcionado a um site, onde ele poderá fazer o RSVP.– RSVP ativo: como existe uma grande possibilidade de as pessoas não acessarem o site ou ligarem para a confirmação, a princípio uma solução é contratar um R.S.V.P. ativo para entrar em contato com cada um por telefone. Dessa forma, é garantido que se consiga uma lista mais assertiva.
–> Última Dica: Depois que vocês baterem o martelo, deixem a lista quieta. Do mesmo modo não sofram mais pelas pessoas que foram cortadas, não fiquem remoendo números e se preocupem com os outros aspectos do seu casamento. Em suma, essa etapa está encerrada.