Grinalda
A grinalda nada mais é do que TODO acessório que vá na cabeça da noiva para dar um toque ao penteado. Seja uma coroa de pedras, de flores naturais, uma tiara, um pente, um grampo com aplicações…
Véu
Antigamente usado por acreditarem que protegia a noiva de maus espíritos, e depois representando um símbolo de pureza e fidelidade durante muito anos, o véu é o acessório confeccionado em tule. Fluido e leve, ele pode variar em comprimento: curto, médio e longo. O longo, inclusive, pode ultrapassar os 4 metros de comprimento! Temos algumas dicas sobre como escolher o tamanho do véu, clica pra dar uma olhada!
Mantilha
A mantilha é o tule com aplicações de renda. Para alguns estilistas, a mantilha só é considerada mantilha mesmo quando é toda trabalhada em renda. Tradicionalmente, essa também é uma peça passada de geração para geração, como uma herança dos casamentos da família. Mas, para facilitar a vida de todo mundo, atualmente podemos chamar de mantilha todo tule com trabalhos em renda, seja no barrado, no meio ou no tule inteiro. Resumindo: véu é liso e mantilha tem renda. hahaha (que os estilistas tradicionais não briguem conosco por isso, amém!)
Mantilha x Véu
MANTILHA: A mantilha se torna um pouco mais pesada por causa das aplicações de renda, por isso, é preciso ter cuidado na hora de optar por ela. Também não dá para esquecer de pensar no vestido nem por um segundo. Por exemplo, se o vestido for mais clean, todo em tecido, não tem problema nenhum apostar numa mantilha mais trabalhada, cheia de rendas. Acho que dá um UP no look, combina super bem e compõe com o vestido perfeitamente.
Mas, se o vestido tiver renda e você quiser usar mantilha, o primeiro passo a se fazer é identificar qual é o tipo de renda do seu vestido. Isso porque, a renda da mantilha precisa ser da mesma linha ou pelo menos “conversar” bem com a do vestido.
VÉU: Se o seu vestido for muito rendado, muito trabalhado com bordados, o ideal é apostar em um tule liso (véu), para que a mantilha não roube a atenção e não brigue com o vestido
Escolha da grinalda
Para escolher a grinalda é necessário primeiro você entender o estilo do seu casamento e do seu vestido, é claro.
Casamentos mais luxuosos , em igrejas, ou em salões fechados, casamentos à noite , super pedem um brilhinho na cabeça! Não precisa ser necessariamente uma coroa, já que é super clássico e tem que ter muito cuidado pra não errar na mão. Mas existem grinaldas em forma de arco, porta coques, grampos, com pontinhos de luz, pérolas, brilhos… que compõe perfeitamente com o horário e ambiente. Claro que é importante compor com o vestido, mas não precisa necessariamente ser com a mesma pedra ou o mesmo brilho.
Os casamentos diurnos, ao ar livre, não impedem de usar brilho na cabeça, mas um acessório mais delicado como fios de pérolas, flores naturais, ou grinaldas em fios com trabalhos manuais podem ficar incríveis também!
Uma tendência que, quando usada com delicadeza e cuidado, deixa a produção super estilosa é a grinalda com cores, seja uma pedra colorida (azul fica linda) ou verde… Dá um toque de cor ao look!
Você já sabia da diferença entre véu, mantilha o grinalda? Não deixe de conferir mais dicas sobre casamentos clicando aqui!